- Povos do Irã: medos e persas.
- Reis medos: Déjoces, Ciáxares e Astíages.
- Reis persas: Ciro, Cambises, Dario I e Dario II.
- Governo: Rei absoluto, Sátrapa, general, secretário real, inspetor real
- Sociedade: nobres, sacerdotes, camponeses.
- Religião: Masdeísmo ou Zoroastrismo; dualista, imortalidade da alma, juízo final, vinda de Messias.
- Economia: agricultura: atividade básica.
- Artes letras e ciências: sem importância.
O Povo: Os medos e os persas, habitantes do planalto iraniano, pertenciam ao grupo dos indo-europeus que viviam nas estepes orientais do Mar Gáspio e denominavam-se ários, que quer dizer nobres. Os medos estabeleceram-se na parte setentrional dos Montes Zagros, próximos da Assíria, por volta do século IX a.C. Os persas ocuparam a parte meridional, nas proximidades do Gôlfo Pérsico, no Século VI a.C. Eram altos, bons cavaleiros. Dedicavam-se á agricultura e ao pastoreio. Trabalhavam o cobre, o bronze e o ouro.
A História Política
O Reino da Média- As origens: No século VIII a.C os assírios medos. As tribos, distintas e vencidas, uniram-se na luta contra o invasor. No século seguinte estava formado o Reino Medo, com a capital em Ecbátana.
Os Reis Medos: Segundo a tradição, Déjoces foi o primeiro rei medo. Ciáxares (625 a 585 a.C.), com um exército bem armado e disciplinado, impôs o seu domínio aos persas e tentou aniquilar o poderio assirio. Auxiliado pelos caldeus e pelos citas, apoderou-se de Nínive, destruindo o Império Sargônida. Astíages (585 a 548 a.C.) continuou a política expansionista do seu pai Ciáxares. Foi destronado por Ciro.
O Império persa- Ciro, O Grande (590 a 529 a.C.). Segundo era neto de Astíages e filho da princesa Mandane, casada com Cambises, príncipe persa. Educado por pastores, tornou-se, posteriormente, guerreiro. Notável administrador, recebeu o título de ''rei do mundo''. Fundou Pasárgada. Estabeleceu um sistema de correios. Tratou bem os vencidos, respeitando sua religião e seus costumes. Suas conquistas militares mais notáveis foram:
a)Reino Média
b)Reino da Lídia, onde se apoderou da fabulosa riqueza do rei Creso, nomeado seu conselheiro;
c) Babilônia, onde foi auxiliado pelos aristocratas, sacerdotes e mercadores babilônicos, que lhe abriram as portas da cidade. Os hebreus cativos foram liberados;
d) cidades gregas do litoral do Mar Egeu.
Ciro morreu em 529 a.C. combatendo os massagetas, nômades da Ásia Central.
Cambises. Era filho de Ciro. Auxiliado pelos fenícios, cipriotas e semianos, conquistou o Egito, em 525 a.C. na batalha de Pelusa. Saqueou Túmulos, surrou a múmia de um faraó e matou o Boi Ápis. Tentou conquistar a Etiópia cujas riquezas eram lendárias.
Cambises morreu em 523 a.C. a caminho da Média em circunstâncias misteriosas.
Dario I, O Grande(521 a 485 a.C.). Filho de Histaspes, conselheiro de Ciro, foi notável administrador e guerreiro. Venceu a Trácia e a Macedônia, Formou uma satrapia na região ocidental do Rio Indo.
Combateu os gregos na primeira guerra médica. Realizou grandes obras administrativas, entre as quais:
a) pacificou e reorganizou o Império, dividindo-o em satrapias para facilitar a administração;
b) cunhou moedas de ouro e prata chamadas ''dáricas'';
c) construiu estradas que ligavam as satrapias ás cidades onde residia o soberano. A ''estrada real'' entre Sarde e Susa tinha 2 500 km;
d) aperfeiçoou o sistema de correios.
As Causas da decadência do Império Persa foram:
a) as guerras contínuas;
b) a grande extensão do Império;
c) a incapacidade dos sucessores de Dario I;
d) as intrigas palacianas.
O Domínio Macedônico- No reinado de Dario II (336 a 330 a.C.), o Império Persa caiu sob o domínio de Alexandre Magno, rei macedônio.
A Organização Social
Os Nobres- Privilegiados , donos de vastas propriedades, exerciam grande influência na direção dos negócios políticos e sobre os camponeses.
Os Sacerdotes- Chamados magos, tinham grande influência social, não só pela função que desempenhavam mas também pelas suas riquezas e sabedoria.
Os Camponeses- Fortes, rústicos, constituíam a maioria da população. Viviam simplesmente como agricultores ou nômades nas planícies e montes da meseta do Irã.
A Economia
A Agricultura- Ocupou o primeiro lugar entre as atividades econômicas dos persas.Cultivaram grandes variedades de frutos, cereais e flores.
A Indústria- Fabricavam tecidos de luxo, jóias, armas, mosaicos esmaltados, móveis finos.
O Comércio Persa- Estendeu-se por terra, até a Fenícia, Egito e Índia. Por mar, pelo Gôlfo Pérsico e mares da India, reduzindo-se as operações ao intercâmbio com produtos naturais e manufaturados.
As Artes
Nas artes os persas não foram originais. Receberam influência dos assírios, dos hititas, dos babilônios e dos egípcios.
A Arquitetura- Foi a mais importante arte dos persas. Construíram palácios, com colunas egípcias, porém mais leves. As principais construções foram:
a) Palácios de Ciro,em Pasárgada
b)o palácio de Dario, em Persépolis.
A Escultura Decorativa- As estátuas de touros alados dos persas lembraram as da Assíria.
As Ciências e as Letras
As Ciências- Não foram desenvolvidas pelos persas.
A Literatura- era pobre e de caráter religioso. Deixaram apenas algumas inscrições lacônicas.
A Escrita- Os persas receberam a escrita cuneiforme dos sumerianos e adaptaram-na á sua própria língua.
As Contribuições
a) Forma despótica de governo;
b) religião.