Tipologia Textual é a forma como um texto se apresenta.
- Descrição
Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto.
A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade!
Significa “Criar” com palavras a imagem do objeto descrito. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto se refere.
Descrição denotativa: acontece quando a exposição da pessoa, objeto ou lugar é realizada de maneira objetiva, direta, sem uso de metáforas ou de linguagem figurada. As palavras surgem no seu sentido literal, do dicionário. Esse tipo de descrição é comum em textos científicos, em livros didáticos, nas bulas de remédio ou manuais de instrução. É chamada também de objetiva.
Descrição conotativa: acontece quando as palavras são empregadas no seu sentido simbólico, figurado. A pessoa, objeto ou lugar não é descrito de forma como é na realidade. O uso da imaginação é evidenciado! É conhecida também como subjetiva.
Contudo, há descrições que são denotativas e conotativas: basta o autor fazer referência tanto aos aspectos físicos quanto aos psicólogicos.
Lembre-se de que, independente do tipo de descrição, quanto mais o leitor se sentir parte do ambiente apresentado.
Fonte: Apostilas Brasil Cultural