Pular para o conteúdo principal Características gerais dos cnidários Pular para o conteúdo principal

Características gerais dos cnidários


O filo cnidaria reúne os cnidários, animais aquáticos de corpo mole e gelatinoso cujos representantes mais conhecidos são as águas vivas, as anêmonas-do-mar e os corais.
Há cerca de 11 mil espécies de cnidários, a maioria marinha, são relativamente poucas as espécies que vivem em lagos e rios de água doce e limpa.
Os cnidários são conhecidos por causar queimaduras e irritações dolorosas na pele devido a um tipo de célula que possuem, típica do filo, o cnidoblasto (do grego knide, urtiga).
O termo cnidaria refere-se exatamente às propriedades urticantes dessas células.
Os cnidários são os animais mais antigos da escala zoológica a apresentar a cavidade corporal (cavidade gastrovascular) onde ocorre parte da digestão dos alimentos. Foi exatamente a presença dessa cavidade que inspirou um dos nomes do filo, atualmente pouco usado, coelenterata ( do latim coelos, cavidade, e do grego enteron, intestino), que significa " possuidor de cavidade intestinal".
As anêmonas-do-mar e os corais são sésseis, vivendo fixados a objetos submersos. As águas vivas nadam ativamente e as caravelas flutuam ao sabor das correntezas. Umas poucas espécies de cnidários são parasitas externos (ectoparasitas) de peixes.