Pular para o conteúdo principal Esboço Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2017

Diferenças e distinções entre classes gramaticais:

1- Há ( verbo "haver") Eu hei  | Tu has | Ele há  | presente do indicativo Ex.: "Há muito não comia esse bolo". (Ideia (tempo decorrido). Não se usa: "Há muitos anos atrás". (Atrás na frase= redundância pleonasmo). 2- Artigo (A) "A" seguido de um substantivo é artigo definido. -Definido/ determinado Gênero: feminino Número: singular " A garota foi à escola.  ( A = artigo, garota= substantivo e à= preposição+artigo). •Diante um substantivo  feminino, singular À: "quem vai sempre a algum lugar. (Vai= verbo ir, a= exige preposição). 3- Preposição a) noção de distância: "Manaus está a 18 km da confluência do Rio Negro..." b) "Fui à Bahia no mês passado". c) Noção de futuro: "Avise-o que irei daqui a pouco". d) Noção de modo: "Este terno foi lavado à seco".

Quais são os tipos de narradores em texto?

Narrador onisciente: Sabe tudo sobre a história, conhece os fatos, antecipa informações ao leitor. Narrador intruso: Fala com o leitor, julga o comportamento dos personagens. Variantes do narrador em 1° pessoa (eu/nós). Narrador testemunha: Vive os fatos narrados com personagens. Observa os acontecimentos e dá testemunha ao leitor. Narrador protagonista: Vive os fatos como personagem principal. Narra os acontecimentos, porém limita-se as suas percepções.

Verbos anômalos

Ao serem conjugados, apresentam no radical alterações, pois são verbos irregulares. Exemplos:      Ser, ir Defectivos: são os verbos que, ao serem conjugados não apresentam todos os tempos. Abundantes: duas ou mais formas equivalentes. Ex: Havemos e Hemos; Entopem e entupem; Matado e morto.

Classificação periódica dos elementos

1) corrija as frases incorretas: a) O sódio, ferro, alumínio e silício são metais. R= errado, o silício é um semimetal. b) O enxofre é o elemento que está no segundo período da família dos calcogênios. R= errado, é o oxigênio. C) O manganês, ferro, cobre, zinco, prata, platina, ouro e mercúrio são elementos de transição interna. R= errado, são elementos de transição externa. D) O urânio pertence à série dos actinídeos. R= correto. E) o césio é um metal alcalino-terroso. R= errado, é um metal alcalino. F) O hidrogênio não é um metal alcalino. Correto. G) O boro, carbono, fósforo e iodo são não-metais. R= errado, o boro é semimetal. H) o cobalto, níquel e prata pertencem ao grupo das tríades. R= errado, a prata não pertence a esse grupo.

Conhecendo a matéria

  Se você observar o mundo que o rodeia, verá que existem coisas que você pode pegar, como é o caso das pedras, da água, do lápis, do caderno etc.   E outras que você só pode ver, como as nuvens, por exemplo; e outras ainda de que você apenas sente os efeitos, como é  o caso do vento que balança as folhas das árvores. Todas essas coisas têm uma característica comum: ocupam lugar no espaço. Tudo aquilo que ocupa lugar no espaço recebe o nome de matéria. O copo, o cinzeiro e o garrafão são porções limitadas de matéria.  Por isso, dizemos que eles são corpos. Como esses três corpos possuem uma finalidade especial, recebem o nome de objetos.  Uma porção limitada de matéria constitui um corpo. Todo corpo que se presta a uma determ inada finali dade constitui um objeto.     Os objetos podem ser feitos com diversos tipos de matéria. Uma mesa, uma cadeira é um portal podem ser feitos de ferro; uma panela, um funil e uma antena de TV podem ser feitos de alumínio.    É import