Pular para o conteúdo principal Conhecendo a matéria Pular para o conteúdo principal

Conhecendo a matéria

  Se você observar o mundo que o rodeia, verá que existem coisas que você pode pegar, como é o caso das pedras, da água, do lápis, do caderno etc.
  E outras que você só pode ver, como as nuvens, por exemplo; e outras ainda de que você apenas sente os efeitos, como é  o caso do vento que balança as folhas das árvores. Todas essas coisas têm uma característica comum: ocupam lugar no espaço.

Tudo aquilo que ocupa lugar no espaço recebe o nome de matéria.
O copo, o cinzeiro e o garrafão são porções limitadas de matéria. 

Por isso, dizemos que eles são corpos. Como esses três corpos possuem uma finalidade especial, recebem o nome de objetos. 

Uma porção limitada de matéria constitui um corpo. Todo corpo que se presta a uma determinada finalidade constitui um objeto.
   
Os objetos podem ser feitos com diversos tipos de matéria. Uma mesa, uma cadeira é um portal podem ser feitos de ferro; uma panela, um funil e uma antena de TV podem ser feitos de alumínio.
   É importante notar que um mesmo tipo de corpo pode ser feito de matérias diferentes; um copo pode ser de vidro, de plástico, de alumínio etc., E um anel pode ser de ouro, de prata, de cobre etc.
  
A espécie de matéria de que um corpo é formado recebe o nome de Substância.

  Assim, no exemplo acima, são substâncias o vidro, o alumínio, o plástico, o ouro, a prata e o cobre.
    Na maior parte dos casos, o corpo é formado por uma mistura de substâncias. Na madeira usada para fazer uma mesa, por exemplo, encontrarmos substâncias como celulose, lignina, álcool, água, ácido acético, carvão, gases etc.







Fonte: Carlos Barros, física e química, editora Ática.