O termo anfíbios significa "vida dupla", em uma referência ao que ocorre com muitos animais dessa classe: eles passam uma parte da vida no meio aquático e outra no meio terrestre. Isso, no entanto, não ocorre com todos os anfíbios, grupo com grande diversidade de padrões reprodutivos.
A ocorrência de metamorfose no ciclo de vida. Na metamorfose (meta=mudança; morfus=forma), a larva que se desenvolve a partir do ovo gelatinoso sofre grandes transformações em seu corpo, até originar um indivíduo adulto.
Os sapos, as pererecas e as rãs pertencem à ordem dos anuros, as salamandras à ordem dos urodelos e a Cecília à ordem ápoda ou gimnofionos.
•Anuros
Os anuros são representados pelos sapos, pelas rãs e pelas pererecas. O nome da ordem se relaciona ao fato de que esses anfíbios, ao chegarem à fase adulta, não possuem cauda, que regride ao longo da metamorfose do girino.
•Urodelos
Os urodelos diferem dos anuros principalmente porque a cauda, existente na larva, permanece no adulto. Esses animais também passam por metamorfose, se difere da metamorfose dos anuros não somente pela manutenção da cauda, mas também porque as primeiras pernas a se formarem são as dianteiras, contrariamente ao que ocorre com sapos, rãs e pererecas.
Os urodelos são representados pelas salamandras e pelos tritões. No Brasil, ocorre apenas uma espécie de salamandra, na Amazônia. Os tritões e a maior diversidade de salamandras são encontradas no hemisfério Norte, em regiões subtropicais ou temperadas.
• Ápodas ou Gimnofionos
São anfíbios alongados, vermiformes e sem pernas (ápodes). Sua pele possui dobras que dão ao corpo aspecto anelado. Essa ordem de anfíbios também é conhecida pelo nome Gimnofionos, que significa, "serpentes sem escamas", fazendo menção ao fato de apresentar corpo sem escamas (nu), sem pernas e alongado como serpentes.
Os Gimnofionos são representados pelas Cecílias, também conhecidas por cobras-cegas por lembrarem uma cobra em seu aspecto externo e por possuírem olhos atrofiados, que distinguem apenas luz e sombra. Cecília é o nome que vem do latim caecus, que significa cego.
Comentários
Postar um comentário