O disco rígido armazena informações ou arquivos de forma persistente, ou seja, até que o usuário decida apagá-los. Eles são constituídos por discos, divididos em trilhas que, por sua vez, são formadas por setores, onde as informações são armazenadas. Esses dispositivos conseguem armazenar uma quantidade enorme de bytes. Atualmente já existe com a capacidade d armazenamento na casa dos terabytes (1.024 gigabytes).
Rpm= rotações por minuto.
A rotação dos discos varia conforme o modelo. Os padrões mais comuns são 5.400 rpm, 7.200 rpm e 10.000 rpm.
O disco rígido se conecta ao computador por meio de uma interface de controle, sendo mais comuns IDE/PATA SCSI E SATA.
É um disco de metal revestido com um material magnético (óxido de ferro). O óxido de ferro armazena sinais elétricos por meio da orientação de suas partículas magnéticas em uma ou em outra direção. Dessa maneira, a informação é gravada no disco como sinais elétricos, que posteriormente poderão ser novamente convertidos em informação.
O disco rígido é o local primordial para o armazenamento de dados no computador, pois ele é uma mídia que armazena um grande volume de informações e permite que essas informações sejam acessadas rapidamente.
Existem versões externas que podem ser utilizadas para aumentar a capacidade de armazenamento de um computador ou facilitar o transporte das informações. É bom saber que um único disco rígido pode ser dividido em múltiplas unidades lógicas. Essa divisão é feita por meio do particionamento (divisão) da unidade.
A maioria dos discos rígidos contém múltiplos discos dentro de sua caixa hermeticamente fechados, que impede a entrada ou a saída de ar. Dessa forma, o disco rígido pode ser extremamente preciso, sem interferência de partículas de poeira.
Comentários
Postar um comentário