Pular para o conteúdo principal Localização e orientação geográfica Pular para o conteúdo principal

Localização e orientação geográfica

Movimentos da Terra:
Dois movimentos do nosso planeta são fundamentais: o de rotação e o de translação.
O movimento de rotação é aquele que a terra realiza ao redor de seu próprio eixo.
O movimento de translação é o que ela executa ao redor do Sol.
Orientação:
-Os pontos cardeais (norte,sul,leste e oeste) na orientação de suas rotas.
-O norte magnético é determinado pelo campo magnético da terra, cuja localização é variável ao longo do tempo geológico, pois depende dos movimentos realizados pela camada externa do núcleo terrestre. Foi definido geometricamente quando se dividiu a Terra em dois hemisférios a partir de seu eixo de inclinação em relação ao plano equatorial solar.
Coordenadas geográficas:
-O meridiano de Greenwich, que é outra linha imaginária, também divide nosso planeta em duas meias esferas: nos mapas, geralmente a metade esquerda representa o Oeste ou Hemisfério Ocidental, e o metade direita é o Leste ou Hemisfério Oriental.
- A latitude refere-se à distância, medida em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador (latitude Norte e Sul).
-A longitude, à distância medida em graus de qualquer ponto em relação ao meridiano de Greenwich (longitudes Leste e Oeste).
- As linhas horizontais - os paralelos- assinalam as latitudes e formam uma série de círculos concêntricos a partir do  da linha Equador.
-As linhas verticais- os meridianos- formam um feixe unindo dois polos.
A importância da localização:
O globo terrestre é um corpo tridimensional possui altura, largura e comprimento. A determinação das coordenadas de uma localidade qualquer é muito importante. A latitude nos informa o quanto estamos próximos dos polos ou da linha do Equador. Em relação à longitude, podemos calcular precisamente as horas para qualquer localidade do mundo.
Fusos horários:
A divisão da terra em 24 partes ou fusos horários, ao longo do traçado dos meridianos. A Terra, como um corpo esférico, possui 360°. Isso significa que os fusod são separados entre si por segmentos de 15°, cada um deles representando uma hora. O meridiano oposto ao de Greenwich, do outro lado da Terra, chama-seinha internacional de mudança de data.