VERÃO:
Há a ocorrência de dias mais longos e mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, com chuvas de curta duração e forte intensidade, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Obtendo registros do índice pluviométrico oscilando entre 1.200 e 2.500 mm entre os meses de setembro e abril.
OUTONO:
A transição entre as estações (primavera para outono) o que representa mudanças rápidas nas condições de tempo com redução do período chuvoso. As temperaturas tornam-se mais amenas devida à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas variando entre 12°C e 18°C e máximas de 18°C e 28°C.
INVERNO:
O clima é tipicamente seco do Cerrado, com baixos teores de umidade, chegando a valores extremos e níveis de alerta em algumas partes do Estado. Há entrada de algumas massas de ar frio, que, dependendo da sua trajetória e intensidade, provocam quedas acentuadas de temperatura, especialmente à noite.
PRIMAVERA:
As chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, marcando o período de transição entre duas estações protagonistas. As pancadas de chuvas, no final da tarde ou noite, ocorrem em decorrência do aumento do calor e da umidade que se intensificam e que podem ocasionar raios, ventos fortes e queda de granizo.
Comentários
Postar um comentário