Pular para o conteúdo principal O Estado de Goiás Pular para o conteúdo principal

O Estado de Goiás

Situado a Leste da região Centro-Oeste, possui uma área de 340.103.467 km^2, correspondendo 3,99% da área do território nacional e 21,17% da área da região Centro-Oeste, sendo assim o segundo estado da região.

Tem como a capital a cidade de Goiânia. Encontra-se subdividido em 246 municípios, 18 microrregiões e 5 mesorregiões.

Dentro do polígono geográfico do seu território encontra-se o Distrito Federal.

Limita-se ao norte com o estado de Tocantins, a leste com a Bahia e Minas gerais, ao sul com o Mato Grosso do sul e Minas gerais, e a oeste com o Mato grosso. 

A rede hidrográfica divide-se em duas bacias: rios que drenam para o Rio Paraná e os rios que escoam para o Tocantins ou para seu afluente, o Araguaia.

A maior parte do território de Goiás é recoberta por vegetação característica do Cerrado. A principal mancha florestal do estado se encontra no centro-oeste, na região chamada do Mato Grosso de Goiás, situada a oeste de Anápolis e Goiânia.

A fauna de Goiás tem diversas espécies ameaçadas de extinção, quer pela ação predatória dos caçadores, quer pelas queimadas e pelo envenamento do solo com agrotóxicos.

Com o desmembramento que deu origem ao estado de Tocantins, em 1988, a população de Goiás reduziu-se, mas manteve suas taxas de crescimento e de densidade demográfica.  A região Centro-Oeste caracteriza-se pela baixa concentração demográfica.

A palavra Goiás, originada do tipo, que designa a noção de "pessoas iguais, da mesma raça, parentes", bem se aplica à solidariedade e ao espírito comunitário do lobo goiano, comprovados pelas obras sociais abundantes em praticamente todas as cidades do estado, destinadas a socorrer a população carente.

Comentários