Recombinação genética em bactérias.
Ocorre transferência de DNA (recombinação genética) de uma bactéria para outra por meio do processo de conjugação bacteriana.
O material genético passa de uma para a outra por meio de uma ponte citoplasmática.
Duas bactérias, geneticamente diferentes aproxima-se e se unem, temporiamente, através de uma ponte citoplasmática denominada ponte de conjugação.
Em uma das bactérias, denominada " doadora" ou "bactéria macho", ocorre a duplicação de parte de seu material genético que, através da ponte citoplasmática, passa para a outra bactéria, denominada " bactéria receptora" ou "bactéria fêmea".
Observação:
O que determina, em uma conjugação bacteriana, qual das bactérias conjugantes será a "doadora" e qual será a "receptora" é o próprio material genético da célula. As que atuam como "doadoras" possuem um gene chamado de fator F ( fator de fertilidade), que pode estar localizado em um plasmídeo ou incorporado ao cromossomo bacteriano.
Após essa transferência de material genético de uma célula para outra, a ponte citoplasmática se desfaz, as bactérias separam-se e no interior da "bactéria receptora" ocorre uma recombinação gênica, fazendo com que sua constituição genética se torne diferente das duas células iniciais.
Essa "bactéria recombinante", ao se dividir dará origem a duas bactérias filhas iguais a ela, isto é, também portadoras de material genético recombinado.
Comentários
Postar um comentário